Personal Chef. Lindomar Arruda

Um profissional que oferece os serviços gastronômicos para clientes especiais como você, que busca atendimento diferenciado, qualidade, praticidade e comodidade.

20 janeiro 2011

Postado por Personal chef Lindomar Arruda às quinta-feira, janeiro 20, 2011 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Matérias

  • ▼  2011 (2)
    • ►  maio 2011 (1)
    • ▼  janeiro 2011 (1)
  • ►  2010 (7)
    • ►  setembro 2010 (7)
  • ►  2009 (1)
    • ►  abril 2009 (1)

Como utilizar os temperos corretamente

Alguns temperos não tão comuns como salsinha, cebolinha, manjericão, etc, confundem um pouco mais. Para não correr o risco de colocar tudo a perder, aqui vão algumas dicas:

Cominho: È picante, suave e terroso. Combina com carne de porco, frango, carneiro, queijos, sopas e arroz.

Cúrcuma: È suave e tem perfume delicado. Dá um toque sutil e uma exclusiva cor amarela, no arroz e nos molhos. É o açafrão da terra.

Gengibre: È picante e apimentado. Combina com frangos, legumes, morangas, cenouras, melão, biscoitos e bolos.

Mostarda: È picante e forte. Harmoniza com carnes de boi e porco, frango, coelho, legumes, picles, caldos e molhos.

Noz-moscada: È doce e perfumada. Ótima para massas, molhos de carne e bechamel, espinafre e batatas gratinadas.
Anis estrelado: Especiaria que tem a forma de uma estrela, com 8 pontas. Deve ser utilizada seca e em pouca quantidade, pois é tóxica, usada na preparação de carnes de porco, pato, peixes, frutos do mar, pães, biscoitos, doces, geléias e gelatinas.Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas.

Canela: Dá um toque oriental e misterioso mesclada no tempero de carne de carneiro ou cabrito, usada para aromatizar doces, como arroz-doce e curau. é maravilhosa sobre banana cozida. Dizem ter propriedades afrodisíacas.

Cardamomo: Membro da família do gengibre, é intensamente utilizado na Índia e no Oriente médio. Na França e nos EUA, seu óleo é usado na perfumaria. De sabor forte, não se deve abrir sua cápsula (que contém as sementes) caso a intenção seja apenas dar um toque de sabor. Usos: Combina com pratos doces e salgados. Curry, pilau, garam masala, licores, café, arenque, carne, suco de manga e maracujá.

Cravo-da-índia: Nativo do Zanzibar e da Malásia, é o botão seco de uma árvore da família myrthe. Usos: inteiro, para melhorar o hálito e decorar pratos. Moído, combina com assados de panela, marinados, suco de tomate, abóbora, verduras, farofas, tortas de frutas, bolos.

Páprica: É um pó avermelhado obtido através da maceração de uma variedade de pimentão doce. Muito utilizada na cozinha húngara, pode ser normal ou picante.
Usos: goulash, ovos mexidos, vitela, pratos de arroz, ensopados de carne.

Pimenta-da-jamaica: Encontrada moída ou inteira, seu sabor lembra a mistura de cravo, canela e noz-moscada. Usos: sopas, assados, molhos, conservas, bolos, bolachas, catchup. Raiz-forte: Planta da família da mostarda, quando raspadas tem odor penetrante e extremamente picante. Usos: Carnes assadas, mostarda, salsichas, arenque e como substituto do wasabi.

Sementes de papoula: Proveniente da mesma planta que produz o ópio, as sementes têm sabor parecido com o da avelã. Usos: pães, bolos, biscoitos, molhos indianos e massas com ovos.

Urucum: Natural do Caribe e do México, é muito usado na Europa para coloração de queijos. Não tem sabor acentuado. Também conhecido como anato. Usos: no Brasil, é matéria-prima do colorau. Excelente para dar cor a pratos à base de arroz e moquecas.

Zimbro: Os frutos desse arbusto levam três anos para amadurecer; são muitíssimo aromáticos e levemente picantes. De seu óleo é feito o gim. Usos: carne de panela, aves, marinadas.

Fone-Fax:+55(61) 3375-0377
Celular:+55(61) 8530-3387
8539-9189

Brasília - DF

Chefgastronomico_lindomararruda@yahoo.com.br


Seguidores

Personal chef Lindomar Arruda. Tema Marca d'água. Imagens de tema por Airyelf. Tecnologia do Blogger.